Detalhes
Sobre o original:
No começo dos anos 1950, a BMW estudava a possibilidade de oferecer ao mercado alemão minicarros adequados às duras condições da economia do pós-guerra. A melhor oportunidade surgiu a partir de um acordo de licenciamento de um carrinho chamado Isetta desenvolvido pela fábrica italiana Iso SpA.
A partir de 1953, a BMW passou a produzir o Isetta sob licença em diversas versões. O BMW Isetta 250 foi uma delas. Surgiu no mercado em 1955 e é considerado até hoje um ícone do período conhecido como Milagre Econômico Alemão. A característica mais marcante desse carrinho estava na porta frontal, que se abria levando junto o volante de direção e seu eixo dotado de junta cardan para permitir tal movimento. O motor de quatro tempos, um cilindro, 250cc e potência de 12 Hp era uma variante do BMW R 25/2, para motocicletas, o que permitia que o carro pudesse ser conduzido por motorista com simples habilitação para motocicleta. A velocidade máxima era de 85 km/h.
Além da Itália e da Alemanha, esse carro foi também produzido na Espanha, Bélgica, França, Reino Unido e Brasil. Aqui, foi fabricado entre 1956 e 1961 pela Máquinas Agrícolas Romi, no interior do Estado de São Paulo, e por isso batizado de Romi-Isetta. Suas primeiras versões foram equipadas com um pequeno motor de ciclo de dois tempos. Depois, seria usado o motor de quatro tempos da BMW.
Faixa etária: 14 anos e acima
Imagens e fotos meramente ilustrativas. Aparência e características do produto dependem de como ele é montado ou utilizado pelo usuário.